No terceiro episódio da série “O que eu fiz durante a Pandemia?”,  Ivan Araújo, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), conta como tem sido o trabalho da área durante essa nova realidade e os aprendizados e resultados obtidos nesse período

A pandemia de Covid-19 pegou a todos de surpresa. Durante as primeiras semanas de isolamento social, a equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) teve que se reinventar para manter as atividades de Farmanguinhos em funcionamento de forma remota, total ou parcialmente, utilizando os recursos disponíveis ou buscando novas soluções.

Para saber como foi esse processo de adaptação da área à nova realidade e também conhecer os trabalhos desenvolvidos ao longo desse período, confira abaixo o nosso bate-papo com o gestor do setor, Ivan Araújo.

Ivan, que atua como Gestor do Departamento de Tecnologia da Informação desde 2016, lidera uma equipe com 23 colaboradores. (Foto: Tatiane Sandes)

Como tem sido a rotina de trabalho do Departamento durante a pandemia?

No começo foi bastante desafiador, devido à urgência da necessidade de disponibilizar recursos de TI para os colaboradores exercerem suas atividades remotamente.

A comunicação inicial se deu pelo grupo de WhatsApp da área. Depois, passamos a utilizar o recurso de reunião e chat do Teams, nossa principal ferramenta hoje. 

Assim como as demais áreas, estamos em regime de escala para a maioria dos colaboradores. Porém, devido à demanda, que já era grande, ter aumentado ainda mais durante a pandemia, parte da equipe está trabalhando presencialmente de forma integral.

Quais foram os principais desafios enfrentados para o desempenho das atividades em home office?

Problemas com a Internet dos colaboradores, seja pela qualidade ou pela indisponibilidade (causada por vários fatores, como o furto de cabo por exemplo), profissionais que não possuem computador ou cujas máquinas têm capacidade inferior ao necessário para o desempenho das atividades. Além desses problemas, posso destacar a compatibilização pessoal com o profissional, afinal o restante da família também está em home office.

Como vocês fizeram para manter as atividades diante dessa nova realidade?

As equipes de TI já estão acostumadas a atuar em projetos com consultores trabalhando remotamente, com reuniões por videochamadas e demais interações. Portanto, é algo natural para a equipe.

O desafio que tivemos foi principalmente de infraestrutura, pois os projetos antes da pandemia se davam em uma dinâmica em que tanto os nossos colaboradores quanto os colaboradores das empresas parceiras estavam em um ambiente empresarial com recursos de internet e computação que garantiam a qualidade das atividades.

Com todos operando de casa essa dinâmica ficou bastante prejudicada.

Ações implementadas – Além do apoio dado aos colaboradores em trabalho presencial ou remoto para o desempenho de suas funções, o DTI também desenvolveu projetos e atividades relevantes à instituição durante esse período de pandemia. Confira, abaixo, algumas dessas ações.

(Ilustração: Gestão à Vista VDGI)

Atualmente, quais são os projetos em andamento?

Estamos atuando em vários projetos, dentre eles: ampliação do nosso sistema de atendimento (GLPI)  para dar suporte a outras áreas (RH, Logística e Comunicação), melhorias no SAP (reimplementação do módulo HCM TIME, inclusão de casa decimal no campo quantidade de medida grama, reestruturação de SD e implementação dos módulos de custos e demonstrativo do BPC), aumento de capacidade da caixa de e-mail, dentre outros.

Equipe do DTI durante reunião virtual da área

O que você destacaria como aprendizado/ganho obtido nesse período?

Melhoria na comunicação com a equipe e maior independência dos nossos colaboradores, com as atividades sendo delegadas e executadas de maneira remota, gerando um sentimento maior de responsabilidade. Também houve ganho de qualidade de vida, principalmente para os colaboradores que moram distantes do trabalho e puderam usufruir do home office ainda que parcialmente.

Sobre Ivan Araújo – Formado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá, é também pós-graduado em Segurança de Redes de Computadores pela mesma universidade.  Entrou em Farmanguinhos em 2013, como Tecnologista em Saúde Pública, e desde 2016 atua como Gestor do Departamento de Tecnologia da Informação, cuja equipe é composta por 23 colaboradores.