A ação, que distribui máscaras e alimentos e divulgou informações sobre o novo coronavírus, teve como objetivo estimular a prevenção à doença na comunidade

Na manhã do último domingo (18/4) foi realizada a campanha “CDD contra a Covid”. Organizada pelo Coletivo CDD, a iniciativa contou com um ato público na Praça Julio Groten e o lançamento de cartazes virtuais de incentivo ao uso de máscara, afixação de faixas em locais estratégicos da comunidade com a frase “Com esta máscara eu te protejo e você me protege”. A campanha foi apoiada por Farmanguinhos, que financiou todo o material informativo e 600 máscaras, e pelo Mesa Brasil do Sesc, que doou 2000 máscaras e cestas básicas.

Como parte da ação, houve também a distribuição de 2 máscaras, circulação de carro de som com mensagens sobre a covid-19, apresentação de vídeos de lideranças da Cidade de Deus com mensagens sobre prevenção à doença e a criação de uma página do Coletivo no Facebook, onde serão publicados vídeos e cartazes incentivando o uso de máscara.

A iniciativa contou com um ato público na Praça Julio Groten (Foto: Coletivo CDD)

O evento contou com a participação das 21 escolas, creches e espaços de desenvolvimento infantil da região e de 58 membros, entre representantes de instituições governamentais e não governamentais, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, artistas, pesquisadores e líderes religiosos.

Supervisora da Assessoria de Gestão Social de Farmanguinhos, Magali Portela explica a atuação da unidade nesta campanha, que é mais uma das atividades desempenhadas pelo Instituto para ajudar a comunidade no combate ao Novo coronavírus.

“Farmanguinhos ter se engajado neste coletivo só veio reforçar o que tínhamos de expectativas de realização em 2021. Já estávamos acompanhando o desenvolvimento da pesquisa “Impacto da Pandemia de COVID-19 na Cidade de Deus”, do grupo de pesquisa Construindo Juntos, e quando os resultados apontaram para a baixa adesão ao uso da máscara, compreendemos que poderíamos atuar em conjunto e fortalecer esta iniciativa protagonizada pelas organizações de base comunitária. Foi emocionante ver a formação da campanha e a adesão das escolas. Temos a sensação de que estamos salvando vidas quando trabalhamos para a disseminação da informação e conscientização da população. Além do apoio material, demos suporte às equipes de gestão e comunicação. Parabenizo a todos nós do Coletivo CDD pelo sucesso desta campanha”, ressalta.