Medida segue critérios de vacinação da SMS/RJ para trabalhadores da saúde

O Núcleo de Saúde do Trabalhador da Coordenação de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) ampliará a vacinação para os trabalhadores da Fiocruz a partir da próxima segunda-feira (26/4). Neste primeiro momento, a vacinação seguirá a faixa etária determinada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro para trabalhadores da saúde, começando com a idade de 59 anos. O Nust avançará com a vacinação para outras faixas etárias, conforme comunicados que serão emitidos semanalmente. As unidades regionais devem se atentar às diretrizes locais.

No Campus Manguinhos, a campanha acontecerá no pátio coberto da Asfoc-SN (Estação Asfoc). O acesso ocorrerá pela parte externa do prédio, por meio da rampa localizada atrás da sede. Serão fornecidas 160 senhas diariamente no local, a partir das 9 horas, conforme ordem de chegada. O Nust/CST aplicará 80 doses pela manhã e outras 80 à tarde. Bio-Manguinhos, Farmanguinhos, IFF e INI vacinarão seus trabalhadores nas respectivas unidades, de acordo com seus comunicados internos.

Em relação à vacinação conduzida pelo Nust/CST, pedimos atenção especial ao calendário de idades, listado abaixo, e que será amplamente divulgado internamente, pois apenas trabalhadores daquela faixa se imunizarão nas datas determinadas. Serão destinados dois dias de vacinação para cada idade e não haverá divisão por gênero.

Até o momento, a Fiocruz já vacinou todos os trabalhadores da linha de frente ao enfrentamento da Covid-19 da assistência, em geral, e iniciou a vacinação das equipes da cadeia de produção de insumos para saúde.

Quem desejar se imunizar na rede municipal poderá solicitar declaração

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou em seu calendário de imunização contra a Covid-19 a inclusão da categoria trabalhadores da saúde como um dos critérios de priorização para a vacinação no município, a partir do próximo dia 26/4. Antes, além da idade, o critério abrangia apenas profissionais de saúde, que são trabalhadores de categorias específicas. Com a ampliação do conceito, entende-se que todos os funcionários e colaboradores da Fiocruz se enquadram no novo perfil contemplado.

Aos servidores, bastará apresentar um contracheque e crachá da Fiocruz no dia destinado a sua faixa etária de vacinação nos postos de saúde habilitados. Já aos terceirizados, bolsistas e estagiários será concedida uma declaração comprobatória de vínculo com a instituição, que deverá ser apresentada juntamente com um documento de identificação na rede do município do Rio ou de seus respectivos domicílios, observando os critérios locais. Essa declaração deve ser solicitada junto ao Serviço de Gestão de Pessoas (SGP) de cada unidade e será enviada por meio eletrônico.

Quem não poderá se vacinar?

Os trabalhadores que tiverem contraído a Covid-19 com menos de 30 dias ou que tenham se imunizado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunização (PNI) em até 14 dias não poderão se vacinar no calendário da instituição. Não há mais orientação de restrições para gestantes e puérperas. Para se vacinar no posto montado pelo Nust/CST é obrigatória a apresentação de documento de identificação e crachá ou outro documento que comprove vínculo com a Fiocruz.

Confira abaixo o calendário de vacinação do Nust na sede da Asfoc-SN por idade na próxima semana (distribuição de senhas – a partir das 9h):

Servidores, terceirizados, bolsistas e estagiários (mulheres ou homens) com:

26/4 (segunda-feira): 59 anos de idade

27/4 (terça-feira): 59 anos de idade

28/4 (quarta-feira): 58 anos de idade

29/4 (quinta-feira): 58 anos de idade

30/4 (sexta-feira): 57 anos de idade*


* A idade de 57 anos será repetida na segunda-feira (3/5), a princípio juntamente com o primeiro dia de vacinação para trabalhadores com 56 anos. Na próxima semana, será divulgado um novo calendário com as faixas etárias seguintes a serem vacinadas.