O Instituto e o Royal Botanic Gardens Kew desenvolverão pesquisas de interesse comum com plantas da biodiversidade brasileira

O Instituto de Tecnologia em fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) assinou, no dia 29 de abril, um acordo com a instituição britânica Royal Botanic Gardens Kew com vistas à realização de estudos com plantas da biodiversidade brasileira. Com a vigência de cinco anos, a cooperação regulamenta a confidencialidade de informações e dados compartilhados sobre a biodiversidade vegetal e o uso para fins medicinais.

 

O diretor Jorge Mendonça destacou os frutos que possam surgir desta parceria.

“É uma oportunidade de pesquisarmos e desenvolvermos novas soluções terapêuticas inovadoras a partir da biodiversidade nacional, já que temos no Brasil a maior biodiversidade do mundo. Que surjam estratégias de longo prazo, para que possamos desenvolver novos medicamentos para tratar a nossa população”, afirmou o diretor.

O acordo foi assinado em uma reunião virtual, através da assinatura eletrônica no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Fiocruz. Além de Jorge Mendonça, o evento virtual contou com a presença dos representantes da Kew Gardens, Alan Paton e Bob Allkin, gerente do programa. Representando Farmanguinhos, estiveram presentes os profissionais do Núcleo de Inovação Tecnológica, Carla Silveira e Jorge Magalhães, o gerente do programa, Marcelo Galvão, a responsável pelo Departamento de Produtos Naturais, Maria Behrens, o chefe do Centro de Inovação em Biodiversidade em Saúde, Glauco Villas Boas, e a responsável pela Assistência Técnica Processual, Patrícia Ticom.

O acordo foi assinado virtualmente pelos representantes das instituições pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI/ Fiocruz)