Com novo formato, a edição de abertura destacou os desafios regulatórios no tratamento das doenças negligenciadas e foi transmitida pelo canal da unidade no Youtube

O Centro de Estudos do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) retomou suas atividades com a palestra “Os desafios regulatórios no tratamento das doenças negligenciadas”, proferida pelo gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes. Mediada pela coordenadora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento Tecnológico, Juliana Johansson, a mesa de abertura foi composta pelo diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, pela coordenadora da área de Educação, Mariana Souza, e pela vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI), Núbia Boechat.

O encontro virtual foi realizado no dia 2 de junho com transmissão pelo canal de Farmanguinhos no YouTube. Neste sentido, dada a importância do tema, o evento recebeu uma audiência expressiva, o que incluiu, além de trabalhadores da Fiocruz e estudantes dos cursos de pós graduação da unidade, profissionais de diferentes instituições nacionais, tais como universidades, institutos pesquisa, ciência e tecnologia, órgãos públicos, empresas privadas e pessoas interessadas no assunto.

Durante a abertura, Jorge Mendonça ressaltou a importância desse ambiente para a troca de conhecimento e aprendizado.

“Os seminários possibilitarão aos participantes obter um grande aprendizado com os palestrantes por meio de suas experiências e conhecimento. Agradeço ao Gustavo Mendes por ter aceito o nosso convite para ministrar esse primeiro encontro e por nos permitir entender o ponto de vista da Agência Reguladora em relação aos seus desafios, em especial aos de doenças negligenciadas, que é uma das missões de Farmanguinhos”, frisou Mendonça.

O Centro de Estudos surgiu da necessidade de criar um espaço para que pós-graduandos, discentes e estudantes pudessem debater assuntos relativos à indústria farmacêutica e ao Complexo Econômico Industrial da Saúde (Ceis). Neste sentido, diante da nova conjuntura mundial, Farmanguinhos retomou essa atividade de forma online.

“Com os encontros no formato virtual, reunimos estudantes e profissionais que atuam em outros campi da unidade, o que não ocorria presencialmente. Além desse público, podemos alcançar interessados no assunto, bem como convidar palestrantes de qualquer lugar do mundo, enriquecendo as discussões”, observou a coordenadora de Educação, Mariana Souza.

Segundo a coordenadora, este tema inicial do novo ciclo foi uma demanda colocada pelos próprios profissionais do Instituto.

“Esse tópico surgiu como reivindicação dos nossos trabalhadores, alguns dos quais são estudantes dos nossos cursos de pós-graduação. A questão em si já é um importante tema de debate, e a possibilidade de ter o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa como palestrante tornou o encontro ainda mais rico”, frisou Mariana.

 

Desafios regulatórios – Gustavo Mendes fez um panorama sobre as atividades da Anvisa, apresentando sua missão institucional e atuação, além de mostrar as etapas dos seus principais processos. Sobre os desafios regulatórios nos tratamentos de doenças e as tendências para os próximos dez anos, o palestrante apontou que é preciso encarar as novas perspectivas que surgem para a tomada de decisão, dentre os quais, utilização de ferramentas digitais e inteligência artificial.

“Os dados gerados na área farmacêutica, de segurança e de eficácia dos produtos, estão sendo produzidos em grande quantidade e com uma rapidez cada vez maior. A utilização desses dados, que são chamados de big data, representa um grande desafio para a ação regulatória. É necessário desenvolver ferramentas que consigam transformar esse big data em dados científicos que possam auxiliar a regulação de medicamentos”, observou Mendes.

O palestrante destacou que os pacientes são atores importantes na área de medicamentos por apresentarem experiências de vida real, expectativas e pontos de vista que possam contribuir para delineamento de estudos. Mendes ressaltou ainda a relevância do uso de evidências de vida real para fins regulatórios, o que alavanca pesquisas e inovação em ciência regulatória (que contempla parceria e interação entre a Anvisa, universidades e centros de estudos) a fim de ter acesso a medicamentos o quanto antes, especialmente no caso de doenças negligenciadas que a grande indústria não tem interesse. Cabe às instituições envolvidas com as questões de saúde pública enfrentar esses desafios e desenvolvê-los cada vez mais.

Ao final da apresentação, Mendes interagiu com o público e respondeu as perguntas encaminhadas pelos participantes no chat.

Próximos seminários – A previsão é de que aconteça toda primeira quarta-feira do mês, entre 9h e 10h, pelo canal de Farmanguinhos no YouTube. Os encontros são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Para receber o certificado de participação do evento, os interessados deverão assinar a lista de presença virtual, disponibilizada durante a live. As apresentações serão gravadas e ficarão disponíveis no Youtube. Inscreva-se no canal e ative o lembrete (sininho) para notificar o início da atividade.

Clique aqui para assistir à apresentação de Gustavo Mendes.