Imunização, testagem e distribuição de máscaras PFF2 são algumas das ações desenvolvidas pela unidade com o intuito de assegurar seus colaboradores diante da propagação da variante Ômicron

Desde o início da pandemia, Farmanguinhos tem monitorado permanentemente o cenário epidemiológico e adotado uma série de medidas preventivas para garantir a segurança da força de trabalho no âmbito interno e orientar quanto às formas de prevenção no ambiente externo. Com a propagação da variante Ômicron, a unidade intensificou suas ações com o intuito de zelar pela saúde dos trabalhadores e evitar que as atividades essenciais sofram os impactos dessa proliferação, o que geraria consequências no abastecimento do SUS. Imunização, testagem no Instituto e obrigatoriedade do uso de máscara PFF2 e do esquema vacinal completo são algumas dessas providências.

Tais determinações são discutidas pelo Grupo de Trabalho para Convívio no Novo Normal, integrado por profissionais de todos os campi, a fim de apresentar e debater propostas para conter o avanço de Covid-19 no Instituto. Além disso, diversas áreas da unidade atuam junto à Fiocruz para estabelecer ações e diretrizes institucionais contra a doença. É o caso da Vice-diretoria de Gestão do Trabalho (VDGT), que em conjunto com o Gabinete da Direção e Vice-diretora de Gestão Institucional, representam a unidade na Coordenação da Fiocruz voltada para a pandemia.

De acordo com o vice-diretor de Gestão do Trabalho, André Cordeiro, essa interação com a Fundação é primordial. “Essa interlocução é fundamental para o alinhamento institucional e para a busca de soluções conjuntas. Um exemplo recente foi a definição do novo protocolo de testagem e afastamento, divulgado na última semana, fruto de intenso diálogo entre os diversos atores (médicos, pesquisadores, coordenação da pandemia e gestores das unidades)”, destaca.

Colaboradores tomam a dose de reforço da vacina. Foto tirada antes da Portaria 26/22, da Presidência da Fiocruz.

Imunização – Ao longo de 2021, em momento de escassez de vacina, seguindo a diretriz do CD Fiocruz que considerou as unidades produtivas como essenciais, o Departamento de Gestão da Saúde do Trabalhador (DGST/VDGT) aplicou duas doses da vacina contra Covid-19 e a dose de reforço, garantindo assim todo o esquema vacinal para os profissionais em atividade presencial e rodízio. Para evidenciar a importância da vacina, e estimular a imunização, a Direção distribuiu um cordão para crachá com tema “Vacinado! Vacinada!” a todos que se imunizaram.

Distribuição de máscaras PFF2 – O Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA) iniciou a distribuição de máscaras PFF2 para profissionais em trabalho presencial e rodízio. A medida é uma das determinações previstas na Portaria 26/22, publicada pela Presidência da Fiocruz em 12/01/22. Desta forma, os colaboradores receberão quatro unidades para suprir um mês. Esse modelo de proteção facial deverá ser usado durante todo o expediente em Farmanguinhos e no deslocamento da residência para o trabalho e no retorno, tendo em vista sua maior capacidade de filtragem.

Cabe ressaltar que, mesmo com esquema vacinal completo, o uso de máscara ainda é obrigatório para evitar a propagação da doença. Por isso, além das dependências dos campis e do ônibus corporativo de Farmanguinhos, utilize a proteção facial em locais fechados e em transportes públicos, conforme determina o Decreto Rio 49766, de 11/11/2021. 

Colaboradores recebem a máscara PFF2

Testagem na unidade – Desde o primeiro dia útil deste ano, a equipe do DGST/VDGT, seguindo o Plano de Convívio [Link para a área de covid da Intra],colocou em prática a testagem de todos os profissionais incluídos no protocolo médico. Os testes são realizados em quem apresentar sintomas ou manteve algum contato com alguém com Covid. Portanto, é fundamental comunicar à área caso você apresente sintomas ou tenha sido contactante ( sem máscara por 15 minutos ou mais).

Comprovante de vacinação – Conforme indicação da Portaria 26/22 da Presidência, só podem acessar os campi pessoas com esquema vacinal completo, incluindo a dose de reforço, quando for o caso. A medida inclui o público externo em visita à instituição, e todos os trabalhadores, independentemente de vínculo, bolsistas, estudantes e outros com atividades regulares que estiverem em atividades presenciais. A obrigatoriedade só não se aplica a pacientes e usuários dos serviços de saúde que tenham alguma contraindicação específica para a vacinação de Covid-19.  Em virtude disso, Farmanguinhos está estudando a operacionalização desta normativa, que será divulgada em breve.

Colaboradores realizam os testes para a Covid-19 dentro da unidade.

Boletim epidemiológico – A área de Saúde tem realizado o acompanhamento do estado de saúde dos profissionais da Unidade, seguindo os critérios clínicos e epidemiológicos do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe/Fiocruz). Quinzenalmente, o setor envia um boletim para atualização dos dados e transparência da curva entre os trabalhadores, bem como o Painel de Bordo para acompanhar os casos e correlacionar todas as possíveis variáveis (sintomas, gênero e números de novos casos) por semana. Através da análise desses índices, a unidade define orientações de trabalho aos seus colaboradores, incluindo a frequência presencial.

Suspensão de atendimentos eletivos e dos programas – Para melhor atender a força de trabalho e reunir todos os esforços a fim de priorizar o acompanhamento dos novos casos de colaboradores contaminados, os atendimentos eletivos e os programas internos de saúde foram suspensos temporariamente.

Atualização dos protocolos de Saúde para a Covid-19 – Seguindo as orientações da Cogepe, divulgadas em 19/01, o prazo de afastamento/isolamento de trabalhadores com a doença foi alterado para adesão às novas determinações do Ministério da Saúde. Com isso, o prazo anterior que era de 14 dias para todos os casos, passa a ser de 7 dias para pacientes sintomáticos, 5 dias para assintomáticos e sem afastamento ou isolamento para pessoas contactantes de casos de Covid intradomiciliares.

Balanço das medidas de segurança e proteção – A primeira fase de implementação das ações de convívio em Farmanguinhos, entre 2020 e 2021, reuniu cerca de 105 iniciativas. Coordenada pela VDGT, as atividades foram executadas por várias áreas da unidade. No segundo semestre do ano passado, foi lançada a segunda fase do programa, chamada de Novo Normal 2.0, cujo foco está no aprimoramento e na informatização das iniciativas existentes, buscando estar sempre alinhada ao cenário epidemiológico e às orientações da Fiocruz.. Para disseminar e reforçar o cumprimento das orientações internamente, a instituição conta com os Agentes do Bom Convívio (ABC). Trata-se de um grupo de trabalho formado por colaboradores treinados a orientar os colegas sobre as medidas de segurança e proteção.

“Graças aos esforços que estamos empreendendo, especialmente no sistema de monitoramento epidemiológico implementado, combinado com as medidas de engajamento e gestão da mudança, foi possível para nossa equipe reagir com celeridade e precisão na detecção dos casos suspeitos já no primeiro dia útil do ano, encaminhando-os para a testagem. Além disso, a combinação de vacinação em massa com o aprimoramento das medidas não-farmacológicas, como uso de máscaras PFF2, nos fortalece no enfrentamento de um momento tão delicado. Por isso, precisamos que todos apoiem uns aos outros, colaborem e contribuam para que tenhamos sempre um ambiente saudável e seguro. Continuaremos a divulgar nossos dados de saúde de forma transparente, como sempre fizemos desde o início, e colocamos a VDGT à disposição para orientar, apoiar e ajudar no que for necessário. Acredito que unidos conseguiremos mitigar os efeitos do Covid-19”, ressalta Cordeiro.

Clique aqui e confira outras ações implementadas pela unidade no enfrentamento da pandemia e que seguem em vigor, como medição de temperatura, distribuição de álcool, higienização das áreas, distanciamento seguro, entre outras.