Evento aconteceu em 26/4 e evidenciou as principais conquistas do Instituto no ano de 2022

Na comemoração dos 47 anos do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), a unidade apresentou seus resultados institucionais de 2022. O conteúdo do documento gerado pela Diretoria da instituição foi oficializado em evento, que aconteceu no dia 26/4, na presença de empresas parceiras e representantes de órgãos da Fiocruz. Entre eles, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, e a presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC), Mychelle Monteiro.  

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger; o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça; e a presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC), Mychelle Monteiro, durante a apresentação dos resultados institucionais. (Foto: Lean Marques – Farmanguinhos/Fiocruz)

O evento aconteceu em formato híbrido e contou com a adesão de mais de 400 colaboradores de todos os campi. Aqueles que optaram por comparecer presencialmente, puderam acompanhar a apresentação dos resultados institucionais no Espaço de Convivência do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM).

Para o diretor da unidade, Jorge Mendonça, essa é uma oportunidade de manter a transparência do trabalho realizado dentro do Instituto. A apresentação dos resultados foi uma prática instaurada em sua gestão e que tem evidenciado o esforço dos colaboradores. “Farmanguinhos tem uma missão com a saúde. Então, trabalhamos em parcerias importantes para o desenvolvimento dos nossos medicamentos e de novas tecnologias em fármacos, repensamos os nossos projetos e prospectamos o melhor jeito de contribuir com o Sistema Único de Saúde e com o Complexo Econômico Industrial da Saúde”, disse.

Confira AQUI o Relatório Anual de Gestão

Entre alguns dos destaques abordados, estiveram a grande produtividade do Instituto, com a maior entrega de unidades farmacêuticas ao Ministério da Saúde (MS) dos últimos seis anos, contabilizando mais de 520 milhões. Além disso, a conclusão bem-sucedida da absorção tecnológica do tuberculostático 4 em 1 (Rifampicina 150 mg + Isoniazida 75 mg + Etambutol 275 mg+ Pirazinamida 400 mg); o início do fornecimento do medicamento Primaquina 15 mg e registro da Primaquina 5 mg, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);  e a concessão de duas patentes pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Colaboradores assistem a apresentação de resultados institucionais de 2022 na área de convivência do CTM. (Foto: Lean Marques – Farmanguinhos/Fiocruz)

Representando o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, o vice-presidente Marco Krieger mostrou seu apoio ao que é feito pelos trabalhadores de Farmanguinhos.”Mesmo em um período de certas adversidades, nós pudemos estar aqui, em Farmanguinhos, comemorando essas políticas tão estratégicas. Gostaria de parabenizar todos os colaboradores do Instituto e espero continuar com essas celebrações”, afirmou. A presidente da ASFOC, Mychelle Monteiro, também parabenizou o corpo de trabalho de Farmanguinhos pelo desempenho e relembrou que, caso precise, o sindicato se dispõe a ajudar com o que for necessário.

Inauguração da área produtiva de Tuberculostático

Neste mesmo dia, Farmanguinhos inaugurou deu início ao que será a nova área de produção fabril da unidade. Com capacidade de produção de 180 milhões de unidades farmacêuticas, o local é um avanço para o tratamento de tuberculose no país. Segundo o MS, cerca de 70 mil novos casos da doença são notificados todos os anos. Desses, mais de 4 mil resultam em óbitos.

Apesar de não poder comparecer ao evento de apresentação dos resultados institucionais de Farmanguinhos, a doutora em medicina e membro titular da Academia Nacional Médica, servidora e pesquisadora pela Fiocruz, Margareth Dalcomo, enviou uma mensagem celebrando esse novo momento. “Estamos passando por uma mudança de um paradigma, em que novos medicamentos da tuberculose vão acabar com o sofrimento daqueles que passam pelo tratamento injetável dessa doença. Nós já temos alguns disponíveis, pela Organização Mundial de Saúde, mas nosso compromisso deve ser com a produção e acesso de medicamentos de primeira linha à grande maioria dos pacientes, sendo os casos sensíveis”, disse.

Dra. Margareth Dalcomo, em vídeo, parabenizando Farmanguinhos pelo trabalho. (Foto: Lean Marques – Farmanguinhos/Fiocruz)

Núcleo de Artes da Escola Municipal Silveira Sampaio

A apresentação do dia 26, também contou com um presente especial dos alunos do Núcleo de Artes da Escola Municipal Silveira Sampaio. A unidade, que fica na rua José Perrota 31, em Curicica, investe na integração dos jovens, trabalhando disciplina, coordenação e comprometimento com as artes.

Sendo assim, os jovens disponibilizaram não somente com pinturas, uma galeria ao ar livre, como foram responsáveis por espetáculo de dança e apresentação stop motion da história de Far.

Alunos do Núcleo de Artes Silveira Sampaio após sua apresentação de dança, acompanhados da professora, das colaboradoras Patrícia, do setor de controle microbiológico, e Cláudia, do setor de compras. Assim como do diretor da unidade, Jorge Mendonça. (Foto: Lean Marques – Farmanguinhos/Fiocruz)