Autor: Viviane Oliveira (Página 47 de 85)

SPAS – Far por dentro

Julio Gaspar é analista na equipe e possui formação em Logística / Foto: Viviane Oliveira

A demanda por aquisição de suprimentos e materiais em Farmanguinhos pode ser considerada alta, burocrática e bastante variada, tendo que atender solicitações vindas de áreas administrativas, operacionais e laboratoriais e, ainda, seguir as normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, regidas pela Lei Nº 8.666 / 1993. Com o intuito de facilitar o elo entre os requisitantes da Unidade e o Serviço de Compras, em 2017, foi criado o Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), ligado ao Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional (VDGI).

Atualmente, tudo que se refere a aquisição de materiais passa pela nova área cujo objetivo principal é evitar o fracionamento nas aquisições com objetos de mesma natureza, fortalecendo o planejamento, de modo a promover a adequada e tempestiva utilização dos recursos orçamentários da Unidade.

Os requisitantes das áreas realizam suas solicitações, a partir da abertura das Janelas de Carrinhos de Compras, no Sistema integrado ERP SAP. O SPAS é quem define os prazos das janelas com a finalidade o intuito de organizar as demandas de materiais referentes ao orçamento do ano vigente.

Um cronograma é elaborado para inserção dos carrinhos de acordo com a similaridade dos materiais, exemplo, reagentes, solventes e vidrarias, primeiro grupo; materiais de embalagem, matéria-prima, produto acabado e revenda, segundo grupo; materiais de infraestrutura (pintura, alvenaria, elétrico e hidráulico), terceiro grupo; material de expediente e permanente, quarto grupo.

Antes da abertura das janelas, a equipe do SPAS, juntamente com a área jurídica, realiza encontros com os requisitantes para avaliar as aquisições do ano anterior, realizar revisão procedimentos, assim como atualiza-los quanto as mudanças técnicas e legais em decorrência de novas legislações.

Adriano Nunes, Jonnathan Pereira e Wander Felix completam a equipe do SPAS / Foto: Viviane Oliveira

O responsável pelo SPAS, Jonnathan Pereira, destacou o ganho principal do novo sistema operacional no processo de inserção de materiais. “A implantação do ERP SAP possibilitou que os produtos sejam agrupados por itens e não fiquem espalhados em variados carrinhos das diversas áreas. Facilitou o agrupamento e melhorou muito o processo de aquisição.

Anteriormente, cada área fazia a solicitação mediante memorando e pelo Eurisko, fazendo com que produtos iguais fossem pedidos em momentos diferentes, de acordo com as demandas de cada área. Inclusive, isso já havia sido apontamento de auditorias interna e externa”, relatou.

O Serviço analisa as justificativas de cada solicitação e efetua a gestão das atas de registro de preço de materiais. Jonnathan destaca que uma ferramenta que seria primordial, mas que ainda está pendente no SAP, é a gestão do estoque via sistema. Atualmente, o estoque é controlado manual, em planilha no computador. A possibilidade de ser automatizado traria mais agilidade, confiança e facilitaria a geração de relatórios.

Além do sistema interno da Unidade, o SPAS utiliza outros dois sistemas do Governo Federal, o Comprasnet para emissão de documentação fiscal e jurídica da empresa e o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), que viabiliza o cadastramento de fornecedores no âmbito da Administração Pública Federal.

Recentemente, a área ainda se adequou ao novo sistema do governo, que é o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), que registra as demandas de suprimentos para o ano seguinte. Neste primeiro ano, foram enviados 2.388 itens para o PGC. Ainda terão dois períodos de revisão que por restrições orçamentárias, provavelmente, esta demanda poderá ser reajustada.

Confira, abaixo, todas as atividades incumbidas ao SPAS:

  • Realizar o Planejamento e Gerenciamento das Contratações de materiais, serviços, obras de toda a demanda da unidade.
  • Gestão das Atas de Registro de Preço mediante controle sobre os itens solicitados, promovendo o adequado planejamento de materiais por meio de avaliação, proposição, implementação e acompanhamento de métodos e procedimentos eficazes, objetivando reduzir os custos com a aquisição;
  • Buscar permanentemente a excelência no agrupamento de materiais e insumos e da conformidade entre o solicitado tendo como objetivo fornecer, sem margem de erros, os itens solicitados;
  • Estabelecimento de estratégias de identificação dos riscos inerentes aos processos de aquisição, buscando melhoria da gestão para tomada de decisão;
  • Participar da elaboração do orçamento em sua área de atuação, efetuando o levantamento de dados, realizando cálculos, tabelas e gráficos, examinando documentos, etc., com vistas à consolidação do orçamento previsto;
  • Instruir processo, realizar despacho e elaborar estudos, relatórios, demonstrativos, estatísticas e gráficos, a fim de manter e/ou aperfeiçoar os processos, normas e procedimentos adotados;
  • Visualizar de forma abrangente as compras planejadas, buscando oportunidade de ganho de escala, por meio do compartilhamento e centralização das contratações;

Equipe qualificada – O SPAS conta com a atuação de quatro profissionais. Um servidor e três colaboradores terceirizados, sendo dois com experiência e especialização na área de Logística e Gestão de Suprimentos e um assistente. Ao recepcionarem as demandas, eles são aptos a dar encaminhamento às etapas de cada solicitação.

É importante lembrar que o serviço não trabalha sozinho. Conta com a assessoria de um Analista de Processos do Serviço Técnico de Suporte Administrativo (SETESA), representado pelo colaborador Márcio Picanço, que auxilia a equipe do SPAS eliminando dúvidas e propondo soluções conforme manuais, jurisprudências e legislações vigentes.

A integração com outras áreas como o Serviço de Compras, o Departamento de Logística e, é claro, os requisitantes é fundamental para que as solicitações aconteçam de forma ágil e eficaz, buscando sempre a excelência no gerenciamento das aquisições da Unidade.

Chamada Pública nº 04/2019

Convocação para Seleção de empresas para formalização de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP)

(mais…)

Jonnathan Pereira é Gente de Far

Jonnathan é responsável pelo Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), do Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional / Foto: Viviane Oliveira

É bonito de ver quando o brilho nos olhos e os cuidados com a assistência básica à população extrapolam as barreiras da Fiocruz. Ao todo, são 15 anos que Jonnathan Pereira se dedica à saúde brasileira profissionalmente e ainda desenvolve encontros e obras sociais em prol da qualidade de vida do próximo. O servidor, que ingressou em Farmanguinhos como terceirizado em 2006, faz questão de olhar para trás, lembrar da sua trajetória e de reconhecer a importância de grandes incentivadores, como a esposa Natércia e amigos de trabalho, para trazer mais vitalidade e dedicação ao motivar e auxiliar outras pessoas.

Jonnathan se formou em Administração, graças ao incentivo e direcionamento de sua companheira Natércia, e iniciou em Far na área do Patrimônio, onde pode aplicar a experiência adquirida como estagiário no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e depois, no primeiro emprego, na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, da Marinha. Sempre em busca de novos desafios e aprendizados, em Farmanguinhos, pode atuar também na área do almoxarifado, como auxiliar, almoxarife e, depois, como analista.

“Essa experiência no almoxarifado me auxiliou a enxergar melhor o funcionamento da parte operacional e pude compreender o processo final da cadeia. Nesse início, contei com ótimas oportunidades e incentivos de vários profissionais, como Denilson Bastos, Jorge Quirino, Sílvia Santos, que serviram como exemplos para mim”, contou.

O profissional atuou no Patrimônio e no almoxarifado

Em 2014, Jonnathan passou no concurso da Fiocruz e começou a atuar como servidor no Departamento de Planejamento Logístico. Entre muitas experiências vividas, ser um usuário chave do Sistema ERP SAP, no módulo SRM, agregou mais conhecimento sobre a gestão de fornecedores e preparou o servidor para uma nova fase que vivenciaria.

Três anos depois, foi convidado para assumir a chefia do Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), dentro do Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional.

“O setor foi criado com o intuito de melhorar a cadeia de suprimentos e fazer um elo maior entre o requisitante e o Serviço de Compras. Foi um desafio, porque lidamos desde itens de escritório até o material de ponta e, por isso, foi importante uma compreensão melhor de todas as áreas”, explicou Jonnathan. 

No novo setor, o profissional ministrou encontros e treinamentos, junto ao setor de Compras, para os requisitantes das Janelas de Carrinhos de Compras e do novo sistema do Governo Federal, Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), que consolida todas as contratações para o exercício subsequente.

O novo sistema ainda serviu de estímulo para ser objeto de estudo do Mestrado em Política de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), iniciado em 2019. “É um assunto inédito e será um trabalho pioneiro na área. Além do sistema ser desafiador, esse mestrado na ENSP é superconcorrido, e ter passado na primeira tentativa, me deixou muito feliz”, ressaltou o novo mestrando.

Outro momento promissor foi a atuação como um dos delegados de Farmanguinhos no VIII Congresso Interno da Fiocruz, no final de 2017. Esta participação gerou desdobramentos importantes e despertou um interesse do servidor em ser mais participativo no futuro da Instituição, se candidatando, assim, para o Conselho Deliberativo de Farmanguinhos. Jonnathan foi eleito representante titular de área pela VDGI para o biênio 2018 – 2020.

No novo setor, o profissional ministrou encontros e treinamentos, junto ao setor de Compras, para os requisitantes das Janelas de Carrinhos de Compras e do novo sistema do Governo Federal, Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), que consolida todas as contratações para o exercício subsequente.

O novo sistema ainda serviu de estímulo para ser objeto de estudo do Mestrado em Política de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), iniciado em 2019. “É um assunto inédito e será um trabalho pioneiro na área. Além do sistema ser desafiador, esse mestrado na ENSP é superconcorrido, e ter passado na primeira tentativa, me deixou muito feliz”, ressaltou o novo mestrando.

Outro momento promissor foi a atuação como um dos delegados de Farmanguinhos no VIII Congresso Interno da Fiocruz, no final de 2017. Esta participação gerou desdobramentos importantes e despertou um interesse do servidor em ser mais participativo no futuro da Instituição, se candidatando, assim, para o Conselho Deliberativo de Farmanguinhos. Jonnathan foi eleito representante titular de área pela VDGI para o biênio 2018 – 2020.

Jonnathan Pereira é Gente de Far

Jonnathan é responsável pelo Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), do Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional / Foto: Viviane Oliveira

É bonito de ver quando o brilho nos olhos e os cuidados com a assistência básica à população extrapolam as barreiras da Fiocruz. Ao todo, são 15 anos que Jonnathan Pereira se dedica à saúde brasileira profissionalmente e ainda desenvolve encontros e obras sociais em prol da qualidade de vida do próximo. O servidor, que ingressou em Farmanguinhos como terceirizado em 2006, faz questão de olhar para trás, lembrar da sua trajetória e de reconhecer a importância de grandes incentivadores, como a esposa Natércia e amigos de trabalho, para trazer mais vitalidade e dedicação ao motivar e auxiliar outras pessoas.

Jonnathan se formou em Administração, graças ao incentivo e direcionamento de sua companheira Natércia, e iniciou em Far na área do Patrimônio, onde pode aplicar a experiência adquirida como estagiário no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e depois, no primeiro emprego, na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, da Marinha. Sempre em busca de novos desafios e aprendizados, em Farmanguinhos, pode atuar também na área do almoxarifado, como auxiliar, almoxarife e, depois, como analista.

“Essa experiência no almoxarifado me auxiliou a enxergar melhor o funcionamento da parte operacional e pude compreender o processo final da cadeia. Nesse início, contei com ótimas oportunidades e incentivos de vários profissionais, como Denilson Bastos, Jorge Quirino, Sílvia Santos, que serviram como exemplos para mim”, contou.

Jonnathan é responsável pelo Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), do Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional / Foto: Viviane Oliveira

Em 2014, Jonnathan passou no concurso da Fiocruz e começou a atuar como servidor no Departamento de Planejamento Logístico. Entre muitas experiências vividas, ser um usuário chave do Sistema ERP SAP, no módulo SRM, agregou mais conhecimento sobre a gestão de fornecedores e preparou o servidor para uma nova fase que vivenciaria.

Três anos depois, foi convidado para assumir a chefia do Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), dentro do Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional.

“O setor foi criado com o intuito de melhorar a cadeia de suprimentos e fazer um elo maior entre o requisitante e o Serviço de Compras. Foi um desafio, porque lidamos desde itens de escritório até o material de ponta e, por isso, foi importante uma compreensão melhor de todas as áreas”, explicou Jonnathan. 

No novo setor, o profissional ministrou encontros e treinamentos, junto ao setor de Compras, para os requisitantes das Janelas de Carrinhos de Compras e do novo sistema do Governo Federal, Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), que consolida todas as contratações para o exercício subsequente.

O novo sistema ainda serviu de estímulo para ser objeto de estudo do Mestrado em Política de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), iniciado em 2019. “É um assunto inédito e será um trabalho pioneiro na área. Além do sistema ser desafiador, esse mestrado na ENSP é superconcorrido, e ter passado na primeira tentativa, me deixou muito feliz”, ressaltou o novo mestrando.

Outro momento promissor foi a atuação como um dos delegados de Farmanguinhos no VIII Congresso Interno da Fiocruz, no final de 2017. Esta participação gerou desdobramentos importantes e despertou um interesse do servidor em ser mais participativo no futuro da Instituição, se candidatando, assim, para o Conselho Deliberativo de Farmanguinhos. Jonnathan foi eleito representante titular de área pela VDGI para o biênio 2018 – 2020.

Telespectador assíduo do “Pequenas empresas e grandes negócios”, ele explora o lado visionário e proativo para fazer o bem, utilizando o tempo livre para se dedicar à família e à comunidade formada pelos frequentadores da Igreja Pentecostal Jesus é o Caminho e a Vida.

Jonnathan e a esposa Natércia são os idealizadores do Retiro de Casais Compromisso, o qual irá para a sétima edição em setembro de 2019 / Foto: arquivo pessoal Jonnathan Pereira

Casado há 15 anos com a esposa Natércia, eles idealizaram o Retiro de Casais Compromisso, que já está na sétima edição e, além de reforçar o laço entre as famílias, proporciona viagens para lugares como Miguel Pereira, Arraial do Cabo, Penedo, Angra dos Reis, com valores simbólicos. O casal realiza obras sociais e trabalhos voluntários, como distribuição de agasalhos e quentinhas aos moradores de rua de Caxias, Bonsucesso, Jacarezinho e Manguinhos.

Jonnathan era aquele que aproveitava os minutos no intervalo do almoço ou no ônibus para estudar e, atualmente, tem conseguido repassar esta mentalidade aos jovens no Projeto Educa Mais Igreja, com orientações e direcionamentos profissionais.

O servidor passando a paixão do time do coração para a esposa, os três filhos Ashlley, Anne Catarine e Nathan, e um amigo das crianças / Foto: Jonnathan Pereira

Esses são os princípios e exemplos, que Jonnathan transmite aos três filhos, Ashlley, de 15 anos, Anna Catarine, de 12, e o caçula, Nathan, de 10 anos. Com determinação, profissionalismo, experiência e o coração enorme do Jonnathan, muitas conquistas serão comemoradas. Que a empatia e o amor contagiem, para que as boas ações possam se multiplicar.

 

 

Farmanguinhos e o Dia Mundial do Meio Ambiente

A Unidade aceitou o desafio e reitera os projetos sustentáveis, para que juntos possamos contribuir para a melhoria da qualidade do ar

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e neste ano, traz o tema “Poluição do Ar”, que é uma questão preocupante para o meio ambiente e para a saúde da população. A ONU Meio Ambiente e diversas instituições brasileiras promoveram ações de engajamento digital, com o intuito de conscientizar e debater alternativas para acabar com a poluição do ar.

Farmanguinhos, certificado na ISO 14001, aborda o tema sustentabilidade ambiental de forma muito responsável e atuante e aceitou o Desafio da máscara, publicado ontem nas Redes Sociais, e se comprometeu em reiterar os projetos sustentáveis implantados na Unidade.  

A instituição e a empresa terceirizada Serv call realizam o acompanhamento mensal dos gases emitidos pelas caldeiras da Produção. Este monitoramento permite controlar os níveis de monóxido de carbônico e gás carbônico e oxigênio, para ajustar os níveis dentro dos parâmetros aceitáveis pelas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente, do Ministério de Meio Ambiente.

Estação de Tratamento de Efluentes com o rejeito líquido antes e depois do tratamento

Desde 2010, a Estação de Tratamento de Efluentes trata o rejeito líquido usado na unidade, que é liberado em ótima qualidade no rio Arroio Fundo, na Curicica. Existe na área de Divisão de Meio Ambiente o projeto de reuso deste efluente para atividades de jardinagem e lavagem do pátio, a ser implementado. Somente em 2018, 36 milhões m³ foram tratados, com eficiência do tratamento de, aproximadamente, 96%.

Além disso, a instituição adota o conceito dos 3R: reduzir, reutilizar e reciclar e, por intermédio do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA), realiza coletas de papel, de óleo vegetal do restaurante, de pilhas e baterias, de descarte de medicamento em desuso (distinguindo entre semissólidos, líquidos e sólidos) e a coleta seletiva solidária.

Outra preocupação da Unidade é com o monitoramento e plantio de árvores e plantas nos jardins do campus, havendo sempre o reaproveitamento do material, quando ocorre a queda ou poda, para ornamentação de bancos, vasos e pisos para os jardins. Ao todo, foram implementadas cerca de 2000 unidades de plantas nos jardins do Complexo Tecnológico de Medicamentos desde 2018, com a empresa SM21 e, ainda, três árvores foram plantadas, sendo dois exemplares do pau-brasil e a canafístula, conhecida como chuva de ouro. O horto foi aprimorado no campus CTM e, atualmente, já conta com 900 mudas de plantas ornamentais. 

Farmanguinhos também deu início ao Programa de Eficiência Energética, em 2016, com a utilização de um Termoacumulador, cuja finalidade é armazenar água gelada e depois refrigerar os locais necessários na fábrica, gerando economia de energia.

A gestora da área, Denise Barone, faz um alerta sobre o meio ambiente. “Precisamos estar atentos à crise ambiental que estamos vivendo no mundo, com escassez de água e energia, pois os recursos naturais são finitos. A nossa atitude pode mudar o futuro do planeta! Façamos a nossa parte para um futuro melhor”, concluiu.

E você, o que está fazendo para cuidar do meio ambiente? Confira alguns exemplos, reflita e faça a diferença!

  • Use o transporte público ou caronas compartilhadas, ande de bicicleta ou a pé
  • Troque seu carro por um híbrido ou elétrico
  • Desligue o motor do carro quando estiver estacionado
  • Reduza seu consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano
  • Faça a compostagem de alimentos orgânicos e separe o lixo não orgânico
  • Migre para sistemas e equipamentos de aquecimento doméstico de alta eficiência 
  • Poupe energia: desligue as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso
  • Escolha tintas e móveis não tóxicos

Clique e confira mais informações da ONU Meio Ambiente.

Página 47 de 85