Transferência tecnológica do medicamento Daclatasvir será feita com o apoio da Blanver Farmoquímica e Farmacêutica S/A 

 Um passo importante para o tratamento da Hepatite C, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) assinou nova parceria para transferência tecnológica do medicamento Daclatasvir. A formalização aconteceu no dia 2/5 e permite ampliar o acesso ao medicamento considerado estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS).  

Segundo o número especial do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado em junho de 2022, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil entre 2000 e 2021. Destes, 279.872 (38,9%) são referentes a diagnósticos de hepatite C. No mesmo boletim, são apresentados dados referentes ao coeficiente de mortalidade causado pela doença:

Gráfico referente ao coeficiente de mortalidade por hepatite C (por 100.000 hab.) segundo sexo (M:F), razão de sexos e ano do óbito. Brasil, 2010 a 2020, disponibilizado no Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais de 2022, pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, página 24.

O Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, você confere AQUI

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o tratamento da hepatite C esteja disponível para todos os indivíduos com diagnóstico de infecção pelo vírus da hepatite viral C (HCV), independentemente do estágio da doença, utilizando preferencialmente medicamentos classificados como pangenotípicos, que é o caso do tratamento com sofosbuvir + daclatasvir. “Farmanguinhos já possui o registro na Anvisa do medicamento sofosbuvir, também fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo, e agora parte para a complementação do tratamento, com o daclatasvir. Essas duas parcerias apoiam o Complexo Econômico Industrial da Saúde e a independência nacional no tratamento da hepatite”, explica a coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico, Alessandra Esteves. 

Para isso, Farmanguinhos fará a absorção da tecnologia oferecida pela Blanver S.A, que será responsável por compartilhar informações e prestar assistência técnica ao Instituto, além de fornecer o medicamento ao longo do processo. Essa cooperação chegará às instalações fabris, de produção, controle e garantia da qualidade do Daclatasvir, para o alcance da autonomia tecnológica e o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional na área da saúde. 

Na foto, da esquerda para a direita, posam Alessandra Esteves e Jorge Mendonça. (Foto: Lean Marques – Farmanguinhos/Fiocruz)

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 

A parceria auxilia na contribuição de Farmanguinhos com os objetivos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso porque a eliminação das hepatites virais está baseada nas metas globais estabelecidas pela instituição e é consonante com a Agenda 2030 para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São elas, a redução das novas infecções em 90% e da mortalidade atribuível às hepatites em 65%.  

Ainda segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, é necessário realizar o diagnóstico de 90% dos casos, bem como o tratamento de 80%, a fim de conquistar esses objetivos. “A disponibilização dessa opção de tratamento fortalece o CEIS e traz mais uma alternativa eficaz para o tratamento da hepatite C para o SUS”, disse o diretor da unidade, Jorge Mendonça.