Pesquisador de Farmanguinhos passa a ocupar lugar definitivo na história da Fundação pelas contribuições à ciência

O químico Benjamin Gilbert atua na Instituição desde 1986. Tornou uma das principais referências do país na área de Química de Produtos Naturais, com mais de 120 publicações científicas e importantes estudos sobre fitoterapia (Arquivo)

O pesquisador Benjamin Gilbert, que atua no Centro de Inovação em Biodiversidade em Saúde de Farmanguinhos (CIBS), passa a ocupar a Galeria de Honra da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O inglês, que completa 92 anos nesta segunda-feira (27/9), recebeu o título de Pesquisador Emérito da Instituição em fevereiro deste ano em reconhecimento às contribuições dele para a ciência, em especial no campo das plantas medicinais.

A Galeria de Honra é reservada a personalidades nacionais e estrangeiras que tenham contribuído de modo notável para o progresso da humanidade e do país ou que tenham prestado relevantes serviços à Instituição. Tratam-se de pesquisadores e professores de mérito excepcional, de dentro e de fora dos quadros da Fiocruz, já agraciados com honrarias pelo Conselho Deliberativo da Fundação.

Neste caso, em reconhecimento por todas as contribuições de Benjamin Gilbert à pesquisa nacional, o diretor Jorge Mendonça encaminhou a proposta para apreciação do CD-Fiocruz, que avalia, dentre outros critérios, qualidade da obra, da referência e continuidade do trabalho. A relatoria ficou a cargo da diretora da Fiocruz Pantanal, Jislaine Guilhermino, ex-funcionária de Farmanguinhos, que conviveu com Benjamin Gilbert em boa parte de sua vida profissional.

Durante a cerimônia, o diretor Jorge Mendonça apresentou a trajetória do pesquisador desde a chegada ao Brasil, em 1958, e as contribuições dele na área de biodiversidade.

Aos 92 anos, Dr Gilbert ainda trabalha conosco em Farmanguinhos. Com uma bela trajetória e vasta produção acadêmica, o professor é referência no Brasil e no exterior por uma vida dedicada ao avanço da química, da fitoquímica e da ciência, pela defesa da produção pública de medicamentos, por uma luta incansável pela fitoterapia desenvolvida com todo rigor e também pela valorização do conhecimento tradicional, destacou Mendonça.

Benjamin Gilbert (Arquivo)

Saiba mais detalhes sobre Benjamin Gilbert.

Clique aqui para acessar a Galeria de Honra da Fiocruz e conferir as demais personalidades.